segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atividade 8

Conceito 1: A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor numa tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados. (MORAN, 2002).
Referência: Portal Educação A Distância - SESI/ SENAI/IEL - Sistema Findes. Disponível em:  <http://www.neadsenaies.com.br/sobre-ead/> . Acesso em: 27 jan. 2014.

Conceito 2: Segundo Llamas (1996), a Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia na aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica novos papéis, novas atitudes e novos enfoques metodológicos para estudantes e professores.
 Referência: O que é a EaD - Educação a Distância - Unochapecó. Disponível em: <http://www.unochapeco.edu.br/ead/info/o-que-e-ead>. Acesso em: 27 jan. 2014.

Conceito 3: Segundo Neder (2000) através dessas definições percebe-se que a EAD é compreendida como “um meio”, “uma forma” de se possibilitar o ensino.
 Referência:  Magnavita, Cláudia. Educação a Distância: Desafios Pedagógicos. Disponível em:<http://www.lynn.pro.br/pdf/educatec/magnavita.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2014.


Creio que a a educação a distância vá além do que pensamos e colocamos, ela vem trazendo a acessibilidade a quem não tinha muita perspectiva de alcançar o ensino superior e ainda possibilita a interação entre estudantes de diversos locais  e traz uma troca de experiência tamanha. A ead acaba por incrementar a bagagem dos estudantes sem que eles sintam realmente que estão sendo alvo de uma evolução, revolução. Além que acabamos acompanhando e trabalhando diretamente com a tecnologia na teoria e prática, assim tendo acesso a sistemas que a graduação normal não oferece a seus estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário