segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atividade 10 - Relatório NEaD



Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes:  Gabriela Monteiro Ferreira e Maiara Souza Silva
  
NEaD – Núcleo de Educação a Distância

Introdução
Neste trabalho discorremos um pouco sobre o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e seus benefícios e informações que constam a vida acadêmica no geral. Realizamos um levantamento sobre o NEaD buscando informar nossos colegas da turma de TIC’s 2013.2 o que acontece neste setor, quem implantou e como funciona para alunos e professores. Também fazemos uma breve explanação do que é o moodle, o sistema utilizado por eles para facilitar o acesso de todos que são beneficiados com os cursos.

Relatório 
O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, programa do Ministério da Educação, tem como objetivo estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior por meio do aprimoramento da educação a distância. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo (NeaD, 2013, p. 1).

Assim começa o funcionamento do NEaD dentro da universidade. O núcleo desde 2005 em parceria com a UNIVIRR tem sustentado a educação a distância dentro da Universidade Federal de Roraima, atualmente constando com duas graduações (Licenciatura em matemática e informática), oito extensões (onde todas são voltadas para a licenciatura) entre outros cursos, tem atendido as demandas com tamanha eficiência e ênfase. Constando com  polos em todos os municípios divididos com a Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), tem procurado manter seu nível e excelência mesmo contra as diversas intempéries como mudanças climáticas, falta de manutenção pelos governantes e o difícil acesso a diversos municípios.
  O processo de ingresso é o comum vestibular usado para medir o conhecimento de todos que entram no ensino superior. Os cursos são realizados da seguinte maneira: 70% é a distância e 30% presencial onde os alunos tem encontros com os tutores que vão até eles. Se utilizando do sistema moodle, os alunos tem acesso a salas virtuais criadas pelos tutores onde são postados de acordo com o cronograma os materiais e as aulas, o aluno também tem acesso a conversas com seus tutores assim podendo tirar duvidas e ter um bom aproveitamento.


Considerações Finais

A EaD no Brasil tem alcançado onde as universidades físicas não tem podido chegar por diversos motivos, a educação tem ido e todos tem acesso a ela e a qualquer curso.  Assim tem evoluído em diversos quesitos sendo um deles a versatibilidade quanto ao ensino, pesquisa e extensão.
Na UFRR o NEaD vem fazendo esse trabalho e se aprimorando cada dia mais tanto em incrementar a formação dos seus profissionais e  quanto no sistema moodle e suas modificações. Um grande ponto negativo é a falta de possibilidade de comunicação com a diretoria uma vez que são pessoas extremamente ocupadas, mais a falta de comunicação é um grande problema.

Referências
NEaD / Ufrr . 2013 Disponível em:<http://www.nead.ufrr.br/index.php/pagina-inicial> Acesso em: 19 jan. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário