Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Tecnologia da Informação e
Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: Gabriela Monteiro Ferreira e
Maiara Souza Silva
NEaD – Núcleo de Educação a Distância
Introdução
Neste trabalho discorremos um pouco sobre o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da
Universidade Federal de Roraima (UFRR) e seus
benefícios e informações que constam a vida acadêmica no geral. Realizamos um
levantamento sobre o NEaD buscando informar nossos colegas da turma de
TIC’s 2013.2 o que acontece neste
setor, quem implantou e como funciona para alunos e
professores. Também fazemos uma breve explanação do que é o moodle, o sistema
utilizado por eles para facilitar o acesso de todos que são beneficiados com os
cursos.
Relatório
O
Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, programa do Ministério da
Educação, tem como objetivo estimular a articulação e integração de um sistema
nacional de educação superior por meio do aprimoramento da educação a
distância. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as
esferas federais, estaduais e municipais do governo (NeaD, 2013, p. 1).
Assim
começa o funcionamento do NEaD dentro da universidade. O núcleo desde 2005 em
parceria com a UNIVIRR tem sustentado a educação a distância dentro da
Universidade Federal de Roraima, atualmente constando com duas graduações
(Licenciatura em matemática e informática), oito extensões (onde todas são
voltadas para a licenciatura) entre outros cursos, tem atendido as demandas com
tamanha eficiência e ênfase. Constando com
polos em todos os municípios divididos com a
Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), tem procurado manter seu
nível e excelência mesmo contra as diversas intempéries como mudanças
climáticas, falta de manutenção pelos governantes e o difícil acesso a diversos
municípios.
O processo de ingresso é o comum vestibular
usado para medir o conhecimento de todos que entram no ensino superior. Os
cursos são realizados da seguinte maneira: 70% é a distância e 30% presencial
onde os alunos tem encontros com os tutores que vão até eles. Se utilizando do
sistema moodle, os alunos tem acesso a salas virtuais criadas pelos tutores
onde são postados de acordo com o cronograma os materiais e as aulas, o aluno
também tem acesso a conversas com seus tutores assim podendo tirar duvidas e
ter um bom aproveitamento.
Considerações Finais
A EaD no Brasil tem alcançado onde as
universidades físicas não tem podido chegar por diversos motivos, a educação
tem ido e todos tem acesso a ela e a qualquer curso. Assim tem evoluído em diversos quesitos sendo
um deles a versatibilidade quanto ao ensino, pesquisa e extensão.
Na UFRR o NEaD vem fazendo esse trabalho e se
aprimorando cada dia mais tanto em incrementar a formação dos seus
profissionais e quanto no sistema moodle
e suas modificações. Um grande ponto negativo é a falta de possibilidade de
comunicação com a diretoria uma vez que são pessoas extremamente ocupadas, mais
a falta de comunicação é um grande problema.
Referências
NEaD / Ufrr .
2013 Disponível em:<http://www.nead.ufrr.br/index.php/pagina-inicial>
Acesso em: 19 jan. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário