segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Atividade 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ARTES VISUAIS
DISCIPLINA: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação – PE 419
PROFESSORA: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
ACADÊMICO(A): Gabriela Monteiro 


 
PLANO DE AULA 1
 
TÍTULO:  Torre de Hanoi
NÍVEL DE ENSINO: A partir do ensino fundamental 1 ao ensino médio mudando apenas a metodologia.
SÉRIE/ANO: A partir do 4° ano do ensino fundamental.                Nº de aulas: No mínimo 4 para o ensino fundamental e 3 para o ensino médio.
APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO: Torre de Hanoi constitui-se um jogo inventado em 1883 por um matemático francês que problematizou uma lenda provinda de Hanói (Vietnã) onde se propunha que a torre fosse mudada de lugar entre as três estacas. Podemos propor aos alunos [ensino fundamental] que confeccionem uma torre simples com materiais recicláveis e depois propor uma contagem de movimentos e a solução correta do quebra cabeças. O mesmo pode ser proposto para o ensino médio só que com a diferença da quantidade de anéis na torre e a média de movimentos que deveriam ser feitos entre a torre mais simples com 3 anéis e a torre mais complicada com 64 anéis.

REFERÊNCIA:  Site: Softwares Educativos para Download - Dicas para Pais e Educadores. 1998. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/software_torre_de_hanoi.htm>. Acesso em: 13 de jan. 2014
  


PLANO DE AULA 2
 
TÍTULO: Desafio das Garrafas
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental 1, 2 e ensino médio.
SÉRIE/ANO:  4° ano do ensino fundamental em diante.            Nº de aulas: Uma aula.
APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO: O desafio da garrafa propõe um misto de líguidos de densidades diferentes e garrafas de tamanhos diferentes onde procuramos colocar nas garrafas o mesmo a mesma quantidade de líquido em cada uma delas. Se torna ainda mais complicado quando os líquidos misturados os discentes precisam procurar como solucionar o que foi proposto.


REFERÊNCIA:  Site: Softwares Educativos para Download - Dicas para Pais e Educadores. 1998. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/software_garrafa.htm>. Acesso em: 13 de jan. 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário